Filamento de Qualidade

Sua Impressora 3D é alimentada por Filamento de Termoplástico, e portanto, para obter peças com resultados sensacionais, é preciso utilizar insumos de qualidade.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre características importantes que você precisa levar em conta ao comprar o seu filamento. Você poderá aplicar na maior parte dos tipos de filamentos disponíveis hoje.

  • Origem do material

Resina Plástica

Existem na indústria de plástico milhares de resinas termoplásticas para as mais diversas aplicações e produtos. A fábrica de filamentos precisa garantir a origem da matéria-prima. Neste universo de plásticos temos várias blendas / grades, que são receitas ou misturas de diversos materiais para que o produto final tenha determinadas características. A 3D Fila em seu laboratório testou dezenas de fornecedores e seus produtos e definiu o melhor composto para Impressão 3D.

  • Tolerância em diâmetro

Tolerância Dimensões

Ao imprimir usando qualquer tipo de impressora desktop FDM, é importante entender que o programa que controla a impressora (o fatiador como o Slic3r e o Simplify) calcula o volume de extrusão com base no diâmetro do filamento, o diâmetro do seu bocal de extrusão e a velocidade de extrusão (ou a taxa de fluxo em mm / s). Um filamento com diâmetro irregular, não tem o volume de plástico extrudado constante e o software não fará o ajuste para compensar a variação. As impressoras atuais não possuem um sistema de compensação. Se isto ocorrer, teremos uma “extrusão inconsistente” e prováveis falhas na peça impressa.

Para uma Impressão 3D de alta qualidade, a fabricação precisa garantir uma tolerância dimensional extremamente baixa. Percebemos que em nossos ensaios que quando temos um filamento com tolerância superior a +- 0,10 mm já temos alterações significativas no trabalho da impressora. Por este motivo, a 3D Fila controla todo o seu processo de fabricação de filamentos através da monitoração de sensores laser, com tolerância máxima de +- 0,05mm.

  • Diâmetro do núcleo do carretel

Diâmetro mínimo do carretel

Acreditamos que se você está comprando um carretel de filamentos, você pretende fazer o seu uso completo. A 3D Fila através de diversos fornecedores testou diferentes tipos de carretéis. Verificamos que alguns projetos de carretéis podem comprometer a usabilidade do material. Quando se utiliza carretéis em que o diâmetro interior é relativamente pequeno, menor que 10 cm, verificamos que o o plástico desenrola com grande dificuldade, ocasionando até mesmo constante quebras do material e prejudicando a alimentação do material para a impressora.

  • Armazenamento

A forma como o seu filamento é armazenado, tempo de fabricação e envio também afetam diretamente a qualidade do seu material. Os termoplásticos que são usados em Impressão 3D não devem ser expostos à umidade. Como exemplo, viagens marítimas e longo tempo em estoque sem proteção adequada afetarão a Impressão 3D. Por estes motivos a 3D Fila embala à vácuo  ose seus carretéis junto com dessecante.

Carretel 3D Fila embalado à vácuo com dessecante

Saiba mais sobre como armazenar filamentos em outro artigo 3D Fila aqui.

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte