Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Olá! Hoje, apresentaremos uma ferramenta de cópia de perfil, uma ferramenta totalmente impressa em 3D. Ela consiste em dezenas de chapas plásticas empilhadas (partes verdes) e fixadas dentro de uma guia (partes pretas). As chapas são fixas ao longo do comprimento da guia (direção vertical) e se movem livremente na direção do seu próprio comprimento (obviamente, com travas para não escaparem da guia por essa direção). Assim, pressionando-se a ferramenta na direção das chapas sobre um determinado objeto, o resultado é que as chapas se moverão de forma a adquirir o formato do perfil desse objeto.

Você encontra o modelo representado abaixo no Thingiverse.

Modelo Thingverse _ thing:3712856

Imprimindo nossa peça

Inicialmente, são impressas as duas partes laranja que imprimimos na cor preta que serão aparafusadas uma à outra, compondo assim a guia da ferramenta. Em seguida, são impressas as chapas cinza que imprimimos na cor verde. FIzemos as duas partes impressas em PLA Easyfill. Quanto mais finas as chapas, melhor será a resolução da cópia de perfil, ou seja, mais fiel ao objeto original será o formato copiado pela ferramenta. Mas, é o comprimento da guia que ditará quantas chapas podem ser utilizadas no utensílio. Portanto, se você for fazer essa impressão, planeje-se! Faça com que o comprimento da sua peça guia seja igual ao número de chapas vezes a espessura de cada chapa. As chapas são todas iguais, portanto, atente-se para fazer o melhor uso possível da área da mesa de impressão, de forma a imprimir o maior número de chapas possível em uma só rodada.

Peças impressas, vamos montar!

Vamos ao processo de montagem da ferramenta. Com uma das metades da guia apoiadas sobre uma mesa, basta colocar as várias chapas perpendicularmente a ela, ao longo de todo o seu comprimento. Feito isso, basta colocar por cima a outra metade da peça guia e aparafusar. Ao aparafusar, atente-se para a a compressão que a guia fará sobre as chapas. Ela não pode ser tão baixa que as chapas se movam livremente (perdendo, com leves movimentos, o perfil copiado), nem tão alta que impeça a ação de conformidade das chapas ao formato do objeto.

Como exemplo de utilização da ferramenta, vamos copiar o contorno de um dos nossos foguetinhos (imagem abaixo). A primeira coisa a fazer é nivelar todas as chapas. A seguir, apoie suas extremidades menores sobre a mesa (o lado não faz diferença, já que a ferramenta funciona pelos dois lados). Esse passo de “calibração” é, na verdade, simplesmente a cópia do perfil de uma superfície plana (a mesa). Estando a ferramenta nessa configuração inicial, basta pressioná-la (segurando pela peça guia) contra o foguetinho. As chapas se deslocarão de acordo com o contorno do objeto, copiando assim o seu perfil.

Usabilidade da ferramenta

Essa ferramenta é utilizada principalmente para objetos grandes. Por não poderem ser facilmente movidos (objetos pequenos e leves tendem a ser movidos pela pressão da ferramenta, afetando a operação de cópia). Note também, que a questão de tamanho é relativa. Se as dimensões do perfil a ser copiado forem muito próximas da espessura da chapa, a resolução da cópia será baixa e a qualidade da cópia não será boa.

A ferramenta pode ser utilizada para calcular quinas para planejar corretamente os espaços a serem ocupados por móveis, ajuletos e até carpetes.

E por hoje é só! Nos conte se textou e se foi útil pra você. Te esperamos nos próximos artigos para mais dicas de ferramentas impressas em 3D!

Deixe um comentário

× Como podemos te ajudar?