Dicas para Manutenção Preventiva

Quando o seu carro precisa de uma manutenção de rotina e uma troca de óleo, ou sua impressora jato de tinta precisa de reparos, é bem provável que você os levará a uma oficina ou assistência técnica. Quando sua Impressora 3D precisa de algum ajuste, hoje, você precisa ser o técnico. Mas não se preocupe, em sua maioria, os serviços não são difíceis de serem executados. Este é um tópico fixo e ativo que irá compartilhar dicas gerais de impressão e manutenção para que sua Impressora 3D continue a imprimir bem por um longo tempo.

Manutenção

Manutenção

A Impressora 3D, como é uma máquina mecânica, precisa de manutenção periódica para manter alto desempenho. Isto inclui limpeza ou substituição de superfície de impressão, limpeza do bico e engrenagem da unidade extrusora e lubrificação de componentes.

Lubrificação

Todo mês, ou quando sua impressora começar a apresentar algum “chiado”, é um bom momento para limpar e lubrificar as barras, guias e parafusos de avanço. Para este serviço, acetona e papel toalha ou pano limpos podem ser usados, tomando cuidado para não passar a acetona em qualquer componente plástico. Você pode, no entanto, usar álcool no lugar da acetona para evitar potenciais problemas.

Quando as superfícies estiverem limpas e brilhantes, você precisará aplicar alguma forma de lubrificante nestas superfícies. Para guias lineares, por exemplo, você pode usar graxa branca com PTFE (penetração superior) com um cotonete. Outros lubrificantes podem ser utilizados, não deixe de consultar o fabricante de sua impressora a melhor indicação para sua máquina. Os chamados super lubrificantes de uso geral 3 em 1 (micro-óleo, anticorrosivo e desengripante) costumam dar conta do recado em parafusos de avanço.

Exemplo de Graxa branca com ptfe

Superfície de Impressão

Se você está imprimindo diretamente em uma superfície de vidro ou alumínio, então você precisa limpar a superfície adequadamente (em algumas situações com acetona). O contato das mãos com a mesa deixa resíduos que dificultam a aderência de peças.

Já em desuso, alguns usuários usam em suas mesas alguma fita, como a fita azul 3M (fita usada por pintores) ou a fita de poliamida (Kapton). Neste caso, a substituição ocorre a cada 1 ou 2 semanas, ou se a primeira camada de suas impressões começar a não ter mais aderência, é um bom momento considerar a troca da fita de sua mesa. A troca da fita azul é muito fácil e simples, mas a troca da fita Kapton pode ser um pouco complicada (sempre que possível, realize a manutenção da superfície fora da máquina, como no caso do vidro).

Fita Azul e Kapton

Atenção: acetona é um produto químico inflamável. Desligue a mesa aquecida, se você tiver uma, e espere seu resfriamento para limpá-la.

Para a fita Kapton é possível simplesmente cobrir a superfície com uma nova camada, mas é bem provável que você terá a presença de bolhas ou ondulações. Você pode no entanto fazer a substituição da camada anterior como a aplicação de insufilm em carros.

  • Remova a camada de fita e limpe a mesa com acetona.
  • Umedece a superfície com sabão e água.
  • Corte um pedaço de fita Kapton e aplique na superfície ensaboada.
  • Retire a água da fita usando um cartão de plástico.
  • Corte os excessos de fita.
  • Limpe a nova superfície com acetona.

 Limpeza

Estas pequenas Impressoras 3D tem o hábito de deixar pequenos pedaços de plástico por todos os lados, deixando uma bagunça. Periodicamente, é interessante fazer uma pequena faxina em sua Impressora 3D, removendo restos de plásticos que ficaram espalhados pela máquina. Existem histórias de eixos que deixaram de se mover até o ponto de destino devido estes detritos. Deixar as coisas mais organizadas e limpas poderiam ter prevenido tais ocorrências.

Não existe local mais problemático que dentro do seu alimentador de filamento. O alimentador de filamento usa uma forma de engrenagem de alimentação, que traciona e empurra o filamento para o hotend. Esta engrenagem pode ficar entupida com o uso prolongado.

Alimentador de Filamento

Dependendo do projeto da unidade extrusora da sua impressora, você precisará abrir o alimentador. Em alguns casos, removendo parafusos e molas que mantém  um rolamento pressionando o filamento contra o parafuso trator. Com o compartimento aberto, inspecione os dentes deste parafuso por quaisquer restos de plástico. Você pode fazer a limpeza com uma pinça, palito ou escova até que ele esteja limpo e brilhante novamente.

,

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte