Construção civil brasileira: o uso da Impressão 3D é iminente!

As formas de uso da impressão 3D se diversificam a cada dia e o setor da construção civil no Brasil está sendo mais um palco para o desenvolvimento de mais uma aplicação desta incrível tecnologia. E isso não é coisa do futuro — a impressão 3D já está sendo utilizada hoje, tanto para prototipagem e estudos, quanto para algumas construções pelo mundo. 

O importante é que não está sendo somente limitada a protótipos e estudos arquitetônicos e estruturais. O panorama de crescimento do uso da impressão 3D para a construção civil é real e pode ser percebido através dos diversos indícios da adoção de impressoras 3D neste setor. 

Quer saber mais sobre por que o uso da impressão 3D na construção civil é iminente? Continue lendo a nossa publicação! 

O panorama atual da construção civil brasileira

A adoção de novas tecnologias na construção civil brasileira é um fato que está ganhando cada vez mais terreno. Isso se dá devido à crescente demanda por mais eficiência e produtividade no setor e alinhar a tecnologia quando se necessita destas ambas melhorias é um caminho mais que correto para garantir ganhos reais. 

Com isso, a adoção da impressão 3D já começa a se tornar realidade, mesmo que na fase inicial dos projetos. Desenvolver protótipos e estudos arquitetônicos e estruturais é mais uma das aplicações das impressoras 3D neste setor.

Outro foco é na aplicação do conceito de BIM nos projetos e que podem agregar a impressão 3D e as tecnologias mais inovadoras da área. 

Além deste panorama atual, o potencial de crescimento e utilização da impressão 3D em construções reais é iminente. E existem diversos fatores para comprovar este fato.

O uso da Impressão 3D na construção civil, no Brasil e no Mundo

O uso da impressão 3D na construção civil brasileira segue uma tendência mundial da adoção da tecnologia e de ferramentas para a melhoria do processo como um todo. Com isso, impressoras 3D atuando nesta área já podem ser consideradas como uma realidade plenamente iminente. 

Na China, um edifício de cinco andares foi construído utilizando totalmente a tecnologia de impressão 3D. Uma impressora 3D de grandes dimensões foi utilizada neste projeto para fabricar os contornos do edifício que também chamou atenção pela utilização de materiais não convencionais, como restos de construções industriais. 

Na Califórnia, uma nova aplicação da impressão 3D está se destacando. É o caso da construção por contornos, que utiliza uma impressora 3D de grandes dimensões para a construção civil.

Semelhante a um grande guindaste, a impressora 3D permite a aplicação de materiais além do cimento, como o aço e também da instalação das linhas de água, comunicação e de energia elétrica durante a construção. 

E no Brasil? 

Mesmo ainda não tendo projetos consolidados do uso da impressão 3D diretamente na construção civil, o Brasil pode ser um grande palco para o desenvolvimento de mais uma incrível aplicação da manufatura aditiva. E há um pleno espaço para o desenvolvimento tecnológico e os benefícios como produtividade e eficiência. 

Um dos fatores que fazem com que o uso da impressão 3D seja iminente é na redução de desperdícios. Impressoras 3D permitem uma redução enorme dos materiais utilizados durante a construção — os números podem chegar a até 90% menos material. Além disso, reduz também a utilização de mão de obra, o que permite que esta seja utilizada em fins mais específicos. 

Outro ponto é sobre o desenvolvimento em si da tecnologia de impressão 3D no Brasil. Várias fabricantes de impressoras 3D podem desenvolver a sua tecnologia para atender também mais este mercado e já existem startups para isso. Estudantes da Universidade de Brasília com o apoio do Senai, CBIC, ABCP e SindusCon-DF apresentaram uma impressora 3D que utiliza concreto como material de impressão 3D. 

Além de todos os pontos já citados acima, é importante para o país se colocar diante do resto do mundo e aplicar o conhecimento e o investimento em tecnologias que façam sentido ao setor da construção civil, e o uso da Impressão 3D vai totalmente de acordo com este pensamento. Sendo assim, aplicar a manufatura aditiva neste setor já é um fato iminente e que trará bons resultados para a construção civil brasileira. 

Saiba mais! 

Entender por que o uso da impressão 3D na construção civil brasileira é importante para garantir o sucesso e o crescimento do setor é um fator preponderante na manutenção dos investimentos e para garantir os bons resultados desejados. 

A constatação de que a manufatura aditiva é uma realidade e está impactando diversos setores do desenvolvimento humano é real, e não poderia deixar de fora o ramo da construção civil no Brasil. 

E você, gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os seus amigos, familiares e colegas nas redes sociais!

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0