Conheça as Etapas da Impressão 3D FDM ou FFF

Conheça as Etapas da Impressão 3D FDM ou FFF

Entender e seguir corretamente as etapas da impressão 3D é um fato importante para manter uma boa qualidade do produto fabricado. A técnica de impressão 3D FDM ou FFF é a mais utilizada na manufatura aditiva por causa de fatores como custo baixo e fácil acesso aos materiais necessários. 

Sendo a impressão 3D uma tecnologia que conta com mais de 30 anos de desenvolvimento, tem ganhado bastante destaque nos últimos anos devido ao importante papel que desempenha. Este destaque vem justamente da popularização dos equipamentos necessários e das etapas da impressão 3D – fundamental para o sucesso da fabricação de qualquer modelo. 

Quer saber mais e conhecer as etapas da impressão 3D FDM ou FFF? Continue lendo nossa publicação! 

As etapas da impressão 3D FDM ou FFF

As etapas para a impressão 3D com a técnica FDM e FFF promovem a criação e fabricação do objeto, desde a sua concepção nos softwares de modelagem computacional até chegar a impressora 3D de fato, com a escolha do melhor filamento e das melhores características de configuração da impressora. 

A técnica de Fabricação com Filamento Fundido (FFF ou FDM) parte do aquecimento de filamentos de material plástico como o PLA e o ABS até chegar num estado semi-sólido e a posterior saída através do bico extrusor. Essa extrusão forma camadas a partir da movimentação da impressora nos eixos X, Y e Z. 

Conheça um pouco mais dessa técnica de impressão 3D e das suas etapas! 

1. Levantamento de possibilidades 

A primeira etapa para utilizar uma impressora 3D que fabrica os produtos através desta técnica é saber o tipo modelo que será desenvolvido, o custo para a fabricação, o tempo de espera e o nível de detalhe que é necessário com essa produção. 

A partir deste levantamento das possibilidades pode-se fazer a correta escolha e alinhar as etapas da impressão 3D com as posteriores etapas de modelagem, configuração dos softwares de impressão e a fabricação em si. 

2. Fazer a modelagem 3D 

Esta etapa é crucial para todo o sucesso da impressão 3D de fato e nela é feita a modelagem computacional da peça no computador. Utilizando softwares CAD (do inglês Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador) como o AutoCAD, SolidWorks, Autodesk Inventor e CATIA V5. 

Com estes softwares o modelador ou projetista se torna capaz de desenvolver um modelo 3D virtual do produto para oferecer ao cliente o poder de visualizar e analisar o produto final, auxiliando inclusive no processo da impressão 3D de fato. Além disso, esse modelo é convertido num formato de arquivo (normalmente .STL) que pode ser lido pelo software da impressora 3D. 

3. Tratar em Software de Impressão 3D

É comum pensar que após a modelagem nos softwares CAD o produto esteja pronto para ser impresso, correto? Infelizmente, isso não está correto! 

Após a modelagem 3D, o produto deve ser analisado em softwares específicos de impressão 3D que contam com as características da impressora e conseguem simular de fato como será realizada a fabricação. Com essa simulação são corrigidas as imperfeições na modelagem da peça que não foram previstas, o que evita que o erro só seja visualizado após o produto finalizado. 

Além disso, em peças mais complexas pode existir a exigência da fabricação de alguns moldes, suportes e apoios para facilitar o trabalho de impressão. Estes suportes e ou apoios podem ser projetados durante essa etapa específica do projeto para garantir a qualidade na impressão com o acabamento solicitado. 

4. A Impressão 3D 

Após todas estas etapas da impressão 3D serem seguidas corretamente, fica mais fácil o trabalho da fabricação do produto em si. Com isso, nesta etapa é imprescindível a paciência, atenção e cuidado com todas as configurações e características da impressora. 

Pontos importantes desta etapa são a utilização de boas impressoras e suas respectivas peças devidamente calibradas, como o bico extrusor e a mesa de impressão. Além disso, também é muito importante a utilização de filamentos de qualidade – o que irá fazer a diferença na qualidade do produto e do seu nível de detalhe e acabamento. 

Saiba mais

As etapas da impressão 3D devem ser respeitadas afim de garantir a qualidade do produto final e ter uma boa manutenção da sua impressora. 

Está precisando de filamentos para a sua impressora 3D? Conheça a 3D Fila! Contate nosso time de especialistas e garanta a melhor qualidade de impressão 3D para os seus produtos! 

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0