Confira 4 benefícios da impressão 3D para medicina

No começo da tecnologia de impressão 3D, a sua principal utilização consistia em fabricar peças para a indústria e manutenção. Com o avanço das impressoras e da popularização desta nova forma de fabricação, outras áreas foram sendo beneficiadas com essa disseminação.

Uma das áreas que mais foram beneficiadas é a área da medicina. O setor de saúde está sendo um dos que mais investem na tecnologia e a impressão de próteses, identificação de tumores, criação de músculos e tecido humano estão agora sendo feitos utilizando a impressão 3D, acarretando em benefícios imediatos tanto para médicos e pesquisadores quanto para os pacientes.

Quer saber mais sobre os benefícios da impressão 3D para medicina? Continue lendo nosso artigo!

Os benefícios da impressão 3D para medicina

Conforme já foi dito, a impressão 3D tem beneficiado muito o setor da saúde, inclusive contando com muitos investimentos a partir do crescimento do potencial da tecnologia para a área. Conheça mais sobre alguns benefícios:

Impressão 3D de próteses

As próteses sempre foram produtos caros e que dependiam de uma adaptação por parte dos pacientes, consumindo tempo e dinheiro. Com a ajuda da impressão 3D, próteses estão sendo criadas com um nível de personalização sem precedentes na área.

Com isso, o futuro para a área passa justamente pela adoção da tecnologia de impressão 3D. Os cientistas e pesquisadores acreditam que num futuro próximo será possível utilizar a chamada biotinta em vez de plástico ou metal, o que traria ainda mais benefícios, pois a impressão 3D também se estenderia para órgãos humanos idênticos aos naturais.

Identificação de tumores

A identificação de tumores atualmente depende de diversos exames complexos de imagem e ressonância, além de cirurgias que muitas vezes não encontram um resultado efetivo para os pacientes.

Com a impressão 3D, a identificação de tumores toma um novo nível. Através da identificação do órgão do paciente com os exames de imagem e a posterior impressão detalhada dos órgãos identificados com um material especial transparente, os médicos conseguem identificar onde o tumor reside e inclusive analisar se há alguma artéria ou cavidade que esteja em contato com o tumor.

Criação de músculos e tecidos humanos

A impressão de tecidos e músculos humanos pode ainda estar em fase inicial, mas o seu futuro é bastante promissor. A bioimpressão, como está sendo chamada, promete revolucionar a forma como acontecem os tratamentos de reconstituição e recuperação dos seres humanos.

A medicina regenerativa pode ser a principal beneficiada com esse setor de atuação da impressão 3D, pois estruturas cartilaginosas, ósseas e musculares amadurecem e se transformariam em estruturas funcionais para os pacientes após o transplante.

Com a possibilidade de replicar fielmente os órgãos e tecidos humanos complexos no futuro, o panorama da doação de órgãos e regeneração de tecidos humanos em ambientes hostis se torna promissor, tanto para médicos, pesquisadores e pacientes.

Remédios personalizados e na dosagem correta

Além dos benefícios na medicina regenerativa e na criação de próteses, a indústria farmacêutica também pode ser amplamente beneficiada com a criação de medicamentos diretamente na impressora 3D, com o peso e dosagem correta de substâncias conforme a prescrição médica de cada paciente.

Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou desde 2015 a comercialização de uma droga de controle da convulsão em formato impresso – e isso é apenas o começo. Além da dosagem correta, as pílulas e medicamentos também ganham a capacidade de produção em formatos melhores para a ingestão humana.

Outro ponto positivo para a impressão 3D na indústria farmacêutica é a capacidade de criação de remédios únicos com a união de diversos princípios ativos, permitindo assim tratamentos mais personalizados e efetivos para cada pessoa.

Quer saber mais?

A impressão 3D tem o poder de se conectar com diversas áreas e setores que são essenciais ao desenvolvimento humano, melhorando e facilitando o dia a dia e acarretando em diversos benefícios para a tecnologia e humanidade.

Você quer saber mais sobre a impressão 3D e os seus benefícios para medicina, além de outras áreas que melhorem a condição humana? Acompanhe nossas publicações.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos artigos sobre todo o potencial da impressão 3D!

Deixe uma resposta

X
Bem-vindo a 3D Fila
Seja bem-vindo!
WooChatIcon 0