Comunidade 3D Fila

ou Cadastrar para criar postagens e tópicos.

Posso usar com alimentos ou animais?

Logo de início vou deixar aqui o link com um material completo sobre PLA: https://3dfila.com.br/pla-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-filamento-pla/#h-o-filamento-pla-seguro-para-alimentos

Mas vamos voltar à pergunta. A resposta mais rápida seria sim. Mas.. claro que existiria um mas... um porém...

A base dos filamentos PLA e PLA EasyFill e também o PETG XT não causam mal à saúde de pessoas ou animais quando em contato. No entanto é válido lembrar que estes materiais passam por pelo menos 2 processos de extrusão. O primeiro para a fabricação do filamento e o segundo durante a própria extrusão. Este PLA passa por processos de alta temperatura, pressão e abrasão. Portanto partículas metálicas podem ser adicionadas ao polímero, mesmo que em pequenas quantidades.

Também é importante lembrar que extrusoras sejam elas da produção do filamento quanto da impressora recebem outros materiais como ABS e também pigmentos diversos (orgânicos e inorgânicos).

Deixando de lado este "porém" e seguindo para o próximo, precisamos lembrar que FDM é um processo de fusão de camadas, então, se você observar bem de perto com um microscópio, poderá perceber que existem espaços entre as camadas que podem ser repositórios de materiais orgânicos e podem se impregnar com micro-organismos como vírus e bactérias. Neste caso é válido estudar o material Antiviral Protect como alternativa.

Camadas de impressão 3d de perto

Bruno Guimarães and Renata Jennifer Alves de Souza have reacted to this post.
Bruno GuimarãesRenata Jennifer Alves de Souza