A impressão 3D transparente pode ser considerado como desafio e possui alguns detalhes importantes para garantir a clareza das impressões 3D.

Materiais específicos podem ser impressos claramente e é importante ter em mente que o nível de transparência dos objetos pode variar conforme o material, e ainda não é possível ter 100% de transparência. 

Mesmo não sendo possível ter 100% de transparência, a impressão 3D transparente consegue atingir bons níveis, com peças translúcidas. Estas peças conseguem deixar um maior nível de luz passar pelo seu interior, garantindo assim um bom visual e design.

O acabamento após a impressão também é uma peça fundamental no sucesso para deixar uma impressão 3D transparente ainda mais transparente. E você, quer saber mais sobre como deixar uma impressão 3D transparente mais transparente? Continue lendo nosso artigo! 

O começo da impressão 3D transparente: o modelo STL 

Não importa o quanto o filamento que o usuário pretende usar for transparente ou translúcido se o modelo STL que irá ser impresso for muito sólido ou extremamente complexo.

O melhor filamento transparente não irá manter um interior complexo internamente claro, por mais esforço que seja feito para que isso ocorra — quanto mais camadas ou filamento, menos luz irá conseguir penetrar na peça. 

Cada camada extra de filamento irá prejudicar a luz de penetrar na peça. Para fazer um modelo realmente translúcido, é recomendável uma impressão com uma camada fina em suas paredes (idealmente apenas 1 camada de espessura) com pouco ou nenhum preenchimento. 

Camadas lentas, quentes e grandes 

Outra informação importante é que quando deseja realizar uma impressão 3D transparente, é recomendável utilizar o filamento na sua temperatura máxima permitida. Alguns detalhes podem ser perdidos com essa característica mas, com certeza a impressão 3D transparente irá ganhar mais com a suavidade e garantirá uma melhor passagem de luz pelo objeto. 

Parada para um detalhe técnico: para o filamento ABS, quanto maior a temperatura mais leitoso ele fica. Para o filamento PETG XT e o filamento TRITAN HT, quanto maior a temperatura, mais transparente ele fica!

A velocidade de impressão também deve ser um pouco menor do que o de costume e a impressora 3D em si deve estar muito bem configurada. Quanto melhor a configuração da impressora 3D, melhor a impressão 3D de fato e consequentemente a qualidade da impressão 3D transparente. 

As camadas também devem ser grandes para diminuir a necessidade de mais delas e melhorar a passagem de luz pela peça. 

Qual o melhor filamento transparente? 

Existem várias opções de filamentos que podem ser utilizados na impressão 3D transparente, cada um com suas características positivas e negativas, se tornando ideais de acordo com a ocasião. Os mais comuns são PMMA, PETG, PLA Transparente, ABS transparente e Policarbonato. 

Filamento PETG e Filamento Tritan HT Transparente

Este é mais um filamento durável e transparente com uma excelente aderência entre as camadas, garantindo menos quebra entre as camadas e a capacidade de não quebrar quando utilizado sob pressão. As cores disponíveis no PETG também são muito vívidas e este tipo de material não suporta o acabamento com acetona. O material já garante impressões 3D de qualidade e que geralmente não necessitam de grandes acabamentos após a impressão 3D. 

Este filamento é um dos melhores para a impressão 3D transparente já como um primeiro resultado e garante menos acabamentos após a fabricação da peça. Também é forte e durável. 

Filamento ABS Transparente 

O ABS não é naturalmente um material transparente, como outros tipos de materiais. Isso significa que para que se torne realmente translúcido, alguns aditivos devem ser adicionados para garantir essa propriedade.

A escolha desse tipo de filamento para uma impressão 3D transparente é um boa opção comdeve ser feita em último caso e um bônus para essa escolha é a capacidade de acabamento utilizando acetona

Filamento PLA Transparente

Da mesma forma que o ABS, o PLA é um dos materiais mais utilizados para a impressão 3D – com o bônus de ser biodegradável, o que garante menos danos ao meio ambiente. O PLA translúcido é considerado como um dos mais comuns na impressão 3D transparente e garante bons resultados quando utilizado e tomada a devida atenção a configuração da impressora. 

É importante utilizar também algum método de acabamento como o lixamento após a impressão 3D com esse tipo de material. Recomenda-se a utilização de lixas finas apenas para remover pequenas imperfeições, algo entre 400 e 3000.

Filamento PMMA

O filamento de PMMA geralmente é utilizado para substituir o vidro em algumas aplicações devido as suas boas propriedades de resistência mecânica.

Este filamento permite a passagem de até 92% de luz por sua superfície, percentual que é mais do que alguns plásticos e inclusive mais do que alguns tipos de vidro. Está disponível em algumas cores diferentes e permite uma impressão um pouco mais limpa. 

Filamento de Policarbonato Transparente

Este tipo de filamento é considerado durável e garante bons resultados na impressão 3D transparente e devido a sua durabilidade, pode ser utilizado e sofrer batidas e quedas sem quebrar. É um material imensamente subestimado para utilizar na impressão 3D e permite um ótimo brilho quando a impressora 3D está mais quente do que o normal. Outra vantagem importante é que permite o acabamento com vapor de acetona, similar ao ABS. 

Saiba mais!

A impressão 3D transparente é um desafio que requer atenção, a menor alteração na temperatura do bico extrusor, da velocidade de impressão e no resfriamento da peça podem afetar o resultado da impressão final. Felizmente existem alguns métodos de sucesso e é essencial saber que podem existir variações entre os materiais e os métodos de acabamento final. 

E você, sabe como deixar uma impressão 3D transparente ainda mais transparente? Adoraríamos ouvir a sua experiência com impressão 3D transparente, conte-nos na sessão de comentários abaixo! 

 

Deixe uma resposta

X
Bem-vindo a 3D Fila
Seja bem-vindo!
WooChatIcon 0