Calibrar uma impressora 3D geralmente não é uma tarefa simples, mas existem certas maneiras que tornam esse trabalho mais fácil de ser executado e oferecendo uma melhor qualidade final nas impressões 3D. Um equipamento bem calibrado e bem configurado faz a diferença na hora de produzir peças impressas 3D.
Desde a interação com a primeira camada, a calibração dos motores de passo e até as configurações do filamento de impressão 3D são pontos importantes e que de forma simples podem fazer a diferença na hora da calibração de uma impressora 3D.
Quer saber mais sobre como calibrar uma impressora 3D de forma simples e com qualidade? Continue acompanhando a nossa publicação!
As formas de calibrar uma impressora 3D com facilidade
Calibrar uma impressora 3D pode ser uma tarefa fácil quando se utiliza uma das dicas destacadas abaixo, melhorando a qualidade da peça impressa 3D e mantendo o equipamento em ótimas condições de utilização.
#1 – Atenção a primeira camada
Ter uma boa primeira camada é uma das melhores formas de garantir a qualidade durante o processo de impressão 3D e também é uma ótima forma de garantir a calibração da sua impressora 3D nas primeiras etapas do processo. Caso o bocal estiver muito próximo da camada, esta será esmagada significando o cancelamento da impressão 3D – e caso esteja muito longe, pode causar baixa aderência e a falha da impressão 3D da peça.
Para melhorar a primeira camada basta ajustar o eixo Z do bico extrusor e muitas impressoras permitem esse tipo de ajuste diretamente no equipamento. O objetivo é sempre manter a primeira camada com uma boa qualidade, mostrando também uma boa calibração no eixo Z.
#2 – Calibrando os motores de passo
Uma das etapas importantes para calibrar uma impressora 3D é ter atenção aos motores de passo do equipamento. Esses motores giram pequenos passos para mover os eixos da extrusora em distâncias controladas e permitem o movimento em ângulos bem controlados com uma ótima precisão de movimento.
Para configurar o motor de passo de uma impressora 3D deve-se saber quais comandos de GCode serão utilizados além de fazer as medições corretas para que os cálculos de filamento utilizado e da distância percorrida pelo bico extrusor sejam feitos com as medidas reais e sem erros. Com esses dados, consegue-se calibrar uma impressora 3D corretamente, juntamente com os seus motores de passo.
#3 Ajustando as configurações do filamento utilizado na impressão 3D
Cada filamento utilizado no processo de fabricação de uma peça impressa 3D é diferente e exige configurações diferentes para que a qualidade seja a melhor possível. As propriedades do material também são importantes pontos que podem fazer com que a etapa de calibrar uma impressora 3D seja necessária.
Geralmente, as configurações recomendadas pelo fabricante do filamento são boas para garantir a qualidade da impressão 3D. Para obter resultados melhores, é necessário se preocupar com mais alguns pontos:
- Medir o filamento e o seu diâmetro real do filamento em pelo menos 3 lugares ao longo do carretel e ajuste no software Slicer para garantir a extrusão da quantidade correta de filamento;
- Fabricar uma torre de temperatura para encontrar a temperatura correta para o processo de impressão 3D, separando blocos em diferentes alturas onde cada altura remete a uma determinada temperatura diferente. Após analisar os blocos após a impressão da torre, consegue definir qual a melhor temperatura e definir no seu processo.
#4 Testes para diagnóstico e outras calibrações
As configurações do software fatiador também são importantes para manter uma boa calibração na impressão 3D e mais algumas podem ser pontuadas, como os testes de tortura. Este tipo de teste busca imprimir e aperfeiçoar as impressões para resolver áreas problemáticas do processo, como as pontes e as saliências – ajudando também no diagnóstico de vários problemas.
#5 Bônus
Não deixe de conferir alguns testes que são sugeridos no artigo que fala sobre overhang aqui.
Saiba mais!
Calibrar uma impressora 3D é uma etapa importante do processo de fabricação de qualquer peça 3D, impactando diretamente na qualidade da manufatura aditiva e mantendo o equipamento saudável por mais tempo.
Continue acompanhando as nossas publicações no blog da 3D Fila para saber mais informações sobre a impressão 3D!
Comentários não permitidos.