Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Especialistas em saúde estão realizando cirurgia com auxílio de impressão 3D e aproveitando os seus inúmeros benefícios. Veja quais são eles!


A tecnologia não para de nos surpreender positivamente. Nos últimos anos, o uso de diferentes recursos está cada vez mais presente, especialmente, na medicina. Há pouco tempo, impressoras 3D começaram a dar seus primeiros passos no setor da saúde, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes e oferecer resultados promissores em seus tratamentos. 

No Brasil, já existe cirurgia com auxílio de impressão 3D. Agora, os especialistas estão aproveitando essas ferramentas como uma forma de aproveitar os seus benefícios e fazer com que o desenvolvimento na área seja ainda mais promissor. 

Mas afinal, como o método funciona e quais são as possibilidades que a impressão 3D proporciona? Neste post, te explicamos tudo a respeito do assunto. Não deixe de acompanhar!

Tudo sobre a cirurgia com auxílio de impressão 3D

Em outubro deste ano, o Hospital do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), em São Paulo, anunciou a realização de uma cirurgia com auxílio de impressão 3D. 

Na ocasião, o procedimento foi feito com um time de profissionais renomados: Diogo Gonçalves Ribeiro, coordenador do Departamento de Cabeça e Pescoço, Thiago Freire Lima, cirurgião especializado em bucomaxilofacial, Caio Cerávolo Lemos, que é onco-ortopedista e João Lameu, o anestesista. 

De acordo com o cirurgião-chefe, Thiago, a cirurgia foi feita em um paciente de quadro oncológico, que apresentava uma lesão originária da radioterapia. Diante disso, e com a ajuda da impressão 3D, o time conseguiu criar um biomodelo da mandíbula do paciente. 

Assim, foi possível realizar um estudo minucioso para finalizar a reconstrução por meio de um ambiente completamente virtual. Os médicos também tiveram o cuidado de manter todas as etapas do procedimento previamente prontas, a fim de desenvolver o processo de modo rápido e eficaz. 

As vantagens da impressão 3D nesse processo

Existem inúmeros benefícios ao realizar uma cirurgia com auxílio de impressão 3D. Entre os principais, vale destacar que essa tecnologia consegue diminuir significativamente o tempo de duração da anestesia, o período de internação do paciente no hospital, o tamanho da incisão e, inclusive, a recuperação do indivíduo no pós-operatório. 

Outras possibilidades da impressão 3D na medicina

Obviamente, não terminamos por aqui. Além da cirurgia com auxílio de impressão 3D, essa tecnologia pode ser utilizada em outras ocasiões no campo médico. São vários exemplos que merecem atenção, mas, entre todos, o mais significativo diz respeito ao transplante de órgãos. 

Atualmente, existem pesquisadores empenhados em desenvolver células-tronco e, a partir disso, colocá-las nas próprias impressoras com função tridimensional para que essas partículas consigam se reproduzir. 

Diante disso, os tecidos poderão ser construídos de modo biológico, originando órgãos novos e que podem ser criados e transplantados para o paciente que necessita de um transplante. 

Ainda existem casos em que os pesquisadores mostram como o recurso pode ser usado para promover a reprodução de tecidos cardíacos já vascularizados, assim como, a possibilidade de desenvolver pequenos órgãos externos a fim de corrigir imperfeições. Esse é o caso do nariz, da orelha, da pele e das cartilagens. 

Depois deste post, esperamos que você tenha entendido o poder dessa tecnologia e como a cirurgia com auxílio de impressão 3D pode promover melhorias incríveis para o setor. Caso tenha gostado, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e manter os seus amigos por dentro do tema. Até breve!

Deixe um comentário

× Como podemos te ajudar?