Um implante de crânio impresso em 3D é a mais nova forma desta tecnologia auxiliar a manutenção da vida — e dessa vez um cachorro chamado Patches que foi o beneficiado. A tecnologia de manufatura aditiva está revolucionando o mundo de diversas formas, principalmente quando se pensa na melhora das práticas médicas e nas formas de salvar vidas, humanas ou não.

O cachorro Patches recebeu um implante de crânio impresso em 3D feito de titânio para substituir uma parte do seu crânio afetada por um tumor cancerígeno do tamanho de uma laranja. Este implante de crânio impresso em 3D foi providencial para salvar a vida do cão pois o tumor era considerada fatal pela equipe médica que o atendeu, que inclusive acredita que a técnica pode ser ampliada e utilizada para ajudar os humanos.

E você, quer saber mais sobre o implante de crânio impresso em 3D utilizado neste cachorro? Continue lendo a nossa publicação!

O implante de crânio impresso em 3D

A equipe médica chefiada pela médica Michelle Oblak começou o procedimento a partir do escaneamento do crânio do cachorro Patches. Um tumor do tamanho de uma laranja que era considerado como fatal foi a causa principal para todo o procedimento que visou salvar a vida do cão.

O time se juntou com a Universidade de Guelph que já trabalha com a prototipagem rápida de próteses e implantes para cães e juntos mapearam a localização e tamanho exatos do tumor, além de executar uma cirurgia digital onde simulariam a remoção do tumor para entender o quanto do seu crânio seria afetado.

O modelo mostrou que aproximadamente 70% do crânio do Patches teria que ser removido com a cirurgia e facilitou a construção de um modelo para substituir a parte do crânio afetado do cão. Este modelo contou inclusive com os locais para os furos e parafusos que mantém o implante no lugar.

O processo de modelagem como facilitador da operação

Geralmente em cirurgias de remoção de tumores cerebrais o cirurgião precisa esperar até remover a porção do crânio para saber o tamanho exato do implante que irá ser criado. A modelagem 3D juntamente com o processo de impressão 3D facilitaram este processo para a equipe médica, uma vez que eles já sabiam antes da cirurgia o tamanho exato do implante de crânio impresso em 3D que iriam utilizar no cão.

Outro ponto importante é que durante a impressão 3D que foi realizada por uma empresa especializada em implantes médicos de titânio para humanos do Canadá, a equipe de cirurgia também desenvolveu uma espécie de guia para os cirurgiões seguirem, com uma precisão de milímetros para o encaixe do implante.

A cirurgia foi realizada com um tempo reduzido devido ao processo de modelagem e preparação inicial feita pela equipe médica e pela equipe que desenvolveu o implante de crânio impresso em 3D. No total foram apenas 4 horas e após 30 minutos da cirurgia finalizada o cachorro já estava acordado e bem.

Aplicação da Impressão 3D

De acordo com Michelle Oblak, esta foi a primeira vez que um implante de crânio impresso em 3D com estas proporções foi utilizado. Mesmo com cirurgias similares já acontecendo com animais, a equipe acredita que este tipo de tratamento possa ser utilizado em humanos num breve período de tempo.

Outro ponto importante é na capacidade de ter informações para a aplicação e para o tratamento das agências regulatórias. Na medicina humana, há um tempo considerável entre o desenvolvimento da tecnologia disponível e a regulação deste tipo de tecnologia para a sua aplicação – e este tipo de procedimentos em pacientes animais promove informações valiosas que podem ser usadas para demonstrar o valor e a segurança deste tipo de implante de crânio impresso em 3D para humanos.

Estes implantes serão o próximo grande passo na chamada medicina personalizada, que fará com que cada característica do indivíduo que está recebendo aquele tratamento será levada em conta para moldar este tratamento às suas necessidades específicas.

Saiba mais!

Para a dona do cão Patcher, Danielle Dymeck, o implante de crânio impresso em 3D foi um divisor de águas para salvar a vida do seu fiel amigo. Para ela, a alegria ainda é dupla por ter o seu cachorro ao seu lado e participar de uma pesquisa contra o câncer tão importante e que pode ter impactos significativos também na vida dos humanos.

Quer saber mais sobre as diferentes aplicações da impressão 3D? Continue acompanhando o blog da 3D Fila!

Deixe uma resposta

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0