A área de impressão 3D está em franco crescimento, sendo utilizada em diversos setores da indústria e do desenvolvimento humano.

Juntamente com este crescimento, também se desenvolvem as bobinas de filamento e um grande questionamento surge a partir da utilização de mais e mais tipos de filamentos diferentes: o que fazer com estas bobinas de filamento?

Essa discussão é importante para saber como reutilizar as bobinas de filamento vazias e o que fazer com esse tipo de material. Alguns fabricantes oferecem materiais que são recicláveis e mesmo que as bobinas de filamento não sejam recicláveis, existem sim modos de reutilizar este tipo de objeto após a impressão 3D.

Quer saber mais como reutilizar as bobinas de filamento vazias após a impressão 3D? Continue acompanhando a nossa publicação!

Ideias para reutilizar as bobinas de filamento vazias

As bobinas de filamento vazias são um dos grandes desafios da impressão 3D, principalmente quando o fabricante não fornece materiais recicláveis como o SAN (StyreneAcrylonitrile).

A reutilização desse tipo de objeto ainda necessita de uma aplicação e de criatividade, ainda mais quando os utilizam para criar novos objetos.

Algumas ideias são interessantes e oferecem novos tipos de formato para as bobinas de filamento vazias, como desenvolver novas formas de armazenamento ou até um prato giratório para facilitar a disposição dos alimentos em um almoço ou jantar, além de servir como um ótimo artigo de decoração!

Ideia #1 – Brinquedos

Quando se tem uma boa imaginação, qualquer forma ou objeto pode virar um brinquedo – e com as bobinas de filamento não é diferente.

Pensar esse tipo de objeto como um brinquedo é uma ótima forma de reutilizá-lo, principalmente quando adaptado.

Com o seu formato, pode-se criar diversos brinquedos que giram o rodam, inclusive podendo ser utilizado para construção de naves espaciais e até para rodas de carro de brinquedo.

Com algum trabalho e melhoria nas bobinas de filamento, pode surgir ótimos brinquedos.

Ideia #2 – Relógio de Parede inusitado

Essa aplicação pode parecer não muito prática, mas oferece um ótimo resultado quando se tem algum relógio que já não é mais utilizado e que ainda está funcionando corretamente.

É claro que necessita alguma adaptação, mas quando percebe-se o potencial de customização que esse novo modelo de relógio de parede oferece, pode-se entender o motivo de ser considerado como uma boa aplicação.

As bobinas de filamento vazias quando colocadas de lado se parecem bastante com um relógio e pode-se aproveitar desse fato para adaptar ainda mais a sua lateral.

Colocando o mecanismo de um relógio de parede antigo e colocando os números na disposição e angulação correta, pode-se fazer um belo relógio de parede aproveitar a bobina de filamento vazia.

Ideia #3 – Para guardar objetos

Pensar nas bobinas de filamento vazias como forma de armazenamento pode ser um desafio – e entregar ótimos resultados quando bem feito.

Criar um sistema de armazenamento é uma das aplicações que mais cresce para a reutilização das bobinas de filamento vazias, principalmente quando se utiliza da impressão 3D também para criar os complementos necessários nesse tipo de utilização.

Os repositórios de modelos 3D possuem alguns desenhos prontos de adaptações para as bobinas de filamento, transformando-as em ótimos sistemas de armazenamento.

Pode-se aplicar tantos modelos simples com algumas gavetas e até modelos amplamente personalizados com espaços criados especificamente para alguns objetos.

Ideia #4 – Um prato giratório

Os pratos giratórios fazem o sucesso em mesas grandes de restaurantes e em casas, melhorando a forma da disposição dos alimentos principalmente em jantares e almoços com muitas pessoas numa mesa.

Além disso, também são ótimas formas de decoração para objetos e obras de arte que podem ser colocados neste prato e apreciados de diversos ângulos.

Devido a sua forma, as bobinas de filamento vazias podem ser utilizadas como ótimos pratos giratórios necessitando apenas de alguns ajustes na sua forma e na sua capacidade de girar.

Ideia #5 – Armazenar cabos

O próprio formato e conceito de utilização das bobinas já faz com que sejam feitas para enrolar o filamento e garantir a melhor disposição, sem causar danos a este filamento.

Um bom exemplo de um tipo de cabo que dá muito trabalho todo ano são as luzes de natal, que tiram horas e horas de qualquer um que for aceitar o desafio de as desenrolar.

As bobinas de filamento oferecem uma ótima forma de manter as luzes de natal em ordem e podem ser utilizadas para armazenar adequadamente este objeto.

Qualquer outro tipo de corda ou cabo também pode ser armazenado de forma correta utilizando as bobinas de filamento como base para se manter enrolada de forma correta, oferecendo um ótimo padrão para este material.

A reutilização e a não geração!

Essa é uma das melhores frases no quesito de sustentabilidade e pensamento na geração de resíduos: A melhor forma de reutilizar é não gerar.

Toda a comunidade e público alvo da impressão 3D está se conscientizando em prol desta nova mentalidade e um novo tipo de carretel removível em duas peças chamado de masterspool é a tendência que pode ajudar na questão da reutilização das bobinas de filamento.

O masterspool pode utilizar outros tipos de filamentos quando o seu original acabar, permitindo também que os fabricantes de filamento consigam vender o seu produto enrolado sem um carretel.

Outro ponto importante no mundo da impressão 3D e em relação as bobinas de filamento vazias é a construção desse objeto a partir de materiais recicláveis ou biodegradáveis, o que permite um melhor destino desse objeto ao final da sua utilização e quando acaba-se o filamento.

Saiba mais!

Entender as bobinas de filamento como objetos que podem ser reutilizados é uma ótima de garantir que este material não seja descartado tão facilmente, principalmente quando as opções de reutilização deste material são imensas e podem entregar bons resultados nestas aplicações.

Desde brinquedos até formas de armazenamento, as opções são imensas.

E você, quer saber mais sobre a impressão 3D e em como utilizar os seus materiais de forma adequada? Continue acompanhando as publicações da 3D Fila e conheça os melhores filamentos disponíveis na nossa loja!