Bom, esse texto é um pouco diferente do que você já está acostumado aqui no blog. Na verdade, a ideia é trazer assuntos, perguntas e dúvidas de vocês para que possamos solucioná-las. Então, o conteúdo de hoje é para você, que em algum momento já se deparou com um arquivo STL que, na hora do fatiamento, trava o programa, ou fica cheio de falhas na impressão. Se este tipo de problema já ocorreu com você, pode ficar tranquilo, pois viemos trazer a solução! Primeiramente vamos te apresentar o que seriam essas falhas em arquivos 3D. Como exemplo usaremos esse arquivo STL que muitos usuários de impressoras 3d fazem o download do thingiverse:


Este é um dos muitos modelos 3d disponíveis gratuitamente na internet que apresentam erros. Ao tentar imprimir esse mesmo modelo, sem corrigir os defeitos do arquivo STL antes do fatiamento, a impressão 3d poderá sofrer erros, falhas, paredes faltando o que resultará em uma peça frágil e esteticamente mal acabada.

Como podemos ver na imagem, o modelo 3d do lado esquerdo nitidamente apresenta falhas, já no lado direito, o arquivo já se encontra corrigido. É de extrema importância verificar os arquivos antes de imprimir, pois muitas vezes alguns erros passam despercebidos e podem prejudicar toda a impressão 3d.Mas, como arrumar essas falhas em arquivos 3D? Como saber que estão com defeitos?Para os usuários do Windows 10, uma forma bem simples de resolver isso é utilizar o 3DBuilder, um sistema que já vem com o Windows. Não encontrou o programa no seu windows? Basta digitar “3d builder’ em sua barra inferior, onde está escrito “Digite aqui para pesquisar”. O Windows mostrará a melhor correspondência para você.Para abrir o arquivo no 3D Builder, click em importar e selecione o arquivo stl, assim a peça será apresentada da seguinte forma:

A marcação vermelha demonstrada na imagem acima sinaliza que há algum erro no arquivo. Para corrigir basta clicar em cima da opção da imagem abaixo:

O arquivo será recuperado e, logo após terminar de recuperar, clique em salvar. Pronto! Seu arquivo já estará preparado para impressão.
E se eu não sou usuário Windows?
Para os demais usuários, existe uma outra maneira de se corrigir o arquivo stl, através do seguinte site:https://tools3d.azurewebsites.net/É bem simples também, basta fazer o login no site com uma conta da Microsoft.Em seguida, seguir através da tela:

Clique em upload e selecione o arquivo 3d que você deseja arrumar. Após isso o site processará o arquivo stl e disponibilizará um novo modelo 3d corrigido para o download. Salve ele em algum lugar de sua preferência e, feito isso, é só usar esse novo arquivo 3d gerado para imprimir.E ai gostou desse estilo de conteúdo, com soluções práticas sobre as falhas em arquivos 3D? Então, fique ligado no nosso blog. De preferência, assine nossa newsletter e receba notificações no seu e-mail sempre que tivermos uma novidade (prometemos não enviar SPAM, afinal, não gostamos disso também!)
Obrigado!
Thanks. !