A impressão 3D possui o incrível benefício de poder ser utilizada de forma satisfatória e correta em diversas áreas do conhecimento. Possui a capacidade de produzir diversos itens e participar de projetos de forma acessível em escolas, hospitais, pequenas e médias empresas e até em residências para entusiastas da área.

Com tamanha facilidade de aplicaçãco da impressão 3D, o questionamento sobre os aspectos positivos e negativos da tecnologia de manufatura aditiva se tornam cada vez mais frequentes. A partir da sua popularização e da facilidade de construção dos objetos impressos em 3D, os aspectos positivos e negativos estão sendo muito discutidos e possuem um peso importante para a adoção da impressão 3D de forma satisfatória.

E você, quer saber mais sobre os aspectos positivos e negativos da impressão 3D? Continue acompanhando a nossa publicação!

As características e questões da impressão 3D

É inegável que a tecnologia de impressão 3D vem se popularizando em todo o mundo, facilitando o aparecimento de modelos mais acessíveis e com preços melhores para o consumidor final. Além disso, a facilidade de acesso às impressoras 3D também desenvolve as aplicações da tecnologia como um todo, com novos projetos que surgem para solucionar problemas que antes não tinham como ser resolvidos.

Esse crescimento exponencial da tecnologia de impressão 3D esbarra em questões éticas que antes não eram consideradas devido ao pequeno grupo de profissionais e áreas que aplicavam a tecnologia. Estas questões passam desde a sua aplicação em setores considerados chave para o seu crescimento às novas áreas que podem ou não levar para o surgimento de delitos até então inimagináveis.

Assim como qualquer ferramenta tecnológica, a impressão 3D tem lados positivos e negativos de acordo com os seus aspectos para a fabricação dos seus projetos. Uma impressora 3D possui uma enorme gama de aplicações e pode ser utilizada para o bem ou para o mal.

Aspectos positivos e negativos da impressão 3D

Com o desenvolvimento tecnológico, os usuários vão descobrindo formas de utilizações diferentes e que muitas vezes causam alguns embates éticos, de acordo com o tipo de projeto que está sendo desenvolvido através daquela ferramenta.

Existem aspectos negativos?

As questões que podem levar para um lado não benéfico da impressão 3D são poucas, porém existem. Uma pessoa mal intencionada pode utilizar da manufatura aditiva para fabricar armas e desenvolver esse tipo área, com objetos e projetos que podem vir a causar algum dano ao local ou a outras pessoas. Esse tipo de fabricação já está na mira das autoridades que vem criando e alterando leis para cobrir também esse tipo de crime.

Além disso, alguns projetos que estão sendo desenvolvidos e que apresentam aspectos negativos é a impressão de chaves a partir de uma imagem em alta definição – e assim invadir a residência de uma potencial vítima. O código penal já tem propostas de alteração para abarcar tal possibilidade.

Infelizmente isso não está longe de ocorrer e não invalida o incrível poder e os benefícios da impressão 3D.

E os aspectos positivos da impressão 3D?

Já os aspectos positivos são inúmero e extensos, com uma incrível gama de atuação das impressoras 3D. Desde a confecção de protótipos e produtos finais com um alto nível de acabamento e detalhamento, além da sua personalização, até a capacidade de salvas vidas através da sua facilidade de aplicação são um dos fatores positivos da impressão 3D.

Primeiro coração impresso em 3D com tecido humano.

Pessoas destinadas a solucionar pequenos problemas do cotidiano usando a tecnologia da impressão 3D conseguem transformar completamente as suas vidas ou a de quem elas estão ajudando, tudo a partir desta incrível inovação. E não somente pessoas comuns como grandes empresas e organizações pelo mundo tem utilizado da manufatura aditiva.

Pesquisadores da NASA estão experimentando a tecnologia de impressão 3D para diminuir o montante de equipamentos e peças levadas nas espaçonaves e também na capacidade de solucionar problemas que podem surgir quando os astronautas estão em alguma missão. Além de peças e ferramentas, estudos também estão sendo realizados para a impressão de alimentos que tenham ganhos nutricionais para os astronautas.

Saiba mais!

A revolução tecnológica da impressão 3D permite que esta seja utilizada com equilíbrio e permita a capacidade de trazer benefícios para a humanidade ao máximo, sempre buscando e pensando nas melhores formas de utilização das impressoras 3D. Desenvolver a manufatura aditiva permite que os usuários vejam a grande capacidade de atuação em diversas áreas.

Você sabia que a 3D Fila comercializa impressoras 3d incríveis e que você já pode ter a sua com baixíssimo custo? Siga aqui!

E você, quer saber mais sobre a impressão 3D e as melhores informações sobre esta tecnologia? Curta a nossa página do Facebook!

One thought on “Aspectos positivos e negativos da Impressão 3D

  1. Pingback: 10 configurações avançadas do fatiador que irão salvar suas impressões - 3D Fila

Deixe uma resposta

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0