Quando se está começando no mundo da impressão 3D, tudo pode parecer um pouco complicado e uma infinidade de desafios surgem ao se adquirir a primeira impressora 3D. Estes desafios são normais no início de qualquer projeto e seguir as melhores dicas para impressoras 3D é um ponto importante quando se está na busca para obter resultados considerados como confiáveis e com um alto grau de permanência. 

Seguir algumas dicas de especialistas que compartilham do seu conhecimento sobre uma impressora 3D para os iniciantes é um ótimo ponto de partida. Estas melhores dicas para impressora 3D surgiram a partir de infinitas horas de impressão 3D falhas, além de estudo sobre o equipamento e sobre a tecnologia como um todo. 

Continue acompanhando as nossa publicação e saiba mais sobre as melhores dicas para impressoras 3D para os iniciantes! 

As melhores dicas para impressoras 3D 

Compartilhas as melhores dicas para impressoras 3D é uma ótima forma dos especialistas disseminar o conhecimento adquirido através de muitas horas de trabalho e muito estudo. Extrair o máximo de informação destas dicas é um ponto importante para o sucesso no mundo da impressão 3D. 

Dica #1 – Para obter qualidade, a impressão 3D necessita de configuração e calibração

Uma das primeiras dicas de um profissional para os iniciantes no mundo da impressão 3D é que quase sempre o equipamento irá necessitar de alguma configuração prévia e uma calibração para obter sempre os melhores resultados. Mesmo com os kits, ainda é necessário algum trabalho prévio e posterior a montagem para que fique tudo perfeito. 

Outro ponto é a preocupação com a calibração e o foco nos problemas. Uma impressora é um equipamento complexo e geralmente quando ocorre um problema, muitos pontos diferentes podem estar envolvidos. Saber diagnosticar a impressora 3D é uma vitória para uma experiência completa com o equipamento. 

Dica #2 – Realize alguns testes e se sinta confortável com o seu equipamento

Nesta segunda dica para iniciantes dentre as melhores dicas para impressora 3D, ao se utilizar este tipo de equipamento pela primeira vez é importante imprimir objetos iguais, como um cubo com 20mm para garantir a configuração e a calibração. Este cubo também pode ser impresso de forma oca, para garantir as calibrações da largura de perímetro do programa de fatiamento. Os cubos também servem para monitorar o ângulo de inclinação entre os eixos X, Y e Z. 

Outro ponto importante é estar confortável com o equipamento utilizado, principalmente com o tipo de bico extrusor ou com a mesa de impressão 3D que está instalada na sua impressora 3D.

Dica #3 – Prepare a sua impressão 3D com cuidado e faça o trabalho sempre por etapas

O cuidado na hora de preparar a impressão 3D começa ao se certificar que a impressão 3D irá grudar na mesa de impressão 3D e vai se espalhando durante todo o processo. Entre as melhores dicas para impressoras 3D, este usuário avançado também destaca que o trabalho deve ser feito sempre em etapas e utilizar um bom software fatiador pode fazer a diferença ao final do processo. 

Outro ponto é prestar atenção no que se está fazendo e tomar o devido cuidado, principalmente quando se está lidando com uma impressora 3D. A primeira camada pode ser mais ampla do que o que foi configurado e até a alta temperatura da peça ao final do processo. 

Dica #4 – Prenda o filamento corretamente na placa de construção e tome cuidado ao alterar o filamento

Novamente, tome cuidado ao preparar a impressão 3D e um ponto importante é prender o filamento na placa de construção para que a peça não saia do ponto de onde deve estar durante todo o processo de impressão 3D. Ainda neste dica para os iniciantes na área, é importante aplicar um sútil empurrão no filamento novo ao se realizar esta mudança. 

Este expert na área também indica que o começo é sempre difícil e não deve ter medo de desmontar o equipamento sempre quando necessário – inclusive ele destaca que é a melhor forma de aprender a consertar o seu equipamento. Além disso, participe de comunidades e de discussões sobre o assunto com outros colegas. 

Dica #5 – A impressão 3D não é como mágica e é importante aprender a projetar os seus próprios modelos

Dentre as melhores dicas para impressoras 3D, deve-se entender que não é como mágica e um pensamento cuidadoso sobre o seu modelo é um dos pontos chave para obter bons resultados. Os modelos funcionarão melhor quando orientados da maneira correta para sempre ter o apoio necessário na mesa de impressão 3D. 

Além de entender melhor sobre o processo de impressão 3D, também deve-se prestar atenção para saber projetar os seus modelos 3D. Isso irá impactar na utilização de todo o potencial do seu equipamento e também na independência de projetar a modificar os modelos 3D. 

Dica #6 – Entenda toda a filosofia por trás do processo de impressão 3D

Ao perceber que a impressão 3D depende de diversos fatores e variáveis, também percebe-se que é mais como uma filosofia do que um simples processo. O iniciante deve se esforçar como um designer, criador, cientista e até um artista e a combinação da pessoa e do hardware que fazem o sucesso ao utilizar a impressora 3D. 

A parte mais desafiadora do processo pode ser tirar o equipamento da caixa e realizar o primeiro processo de impressão 3D, além de inspecionar toda a impressora 3D para se certificar que ela não foi danificada durante o transporte. 

Saiba mais! 

As melhores dicas para impressoras 3D de especialistas são um ótimo passo para conhecer melhor sobre a área e ficar por dentro de todos os detalhes para obter os melhores resultados durante o processo de impressão 3D. 

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!