A Impressora 3D Ender 3 é considerada como uma ótima ferramenta para Impressão 3D, de fácil utilização e que oferece diversos benefícios aos seus usuários e para os profissionais que utilizam este tipo de equipamento. Além de saber os benefícios deste tipo de impressora 3D, é ideal também saber como mudar os filamentos de forma simples e ágil, o que pode abrir um leque de opções muito maior para os produtos impressos 3D e levar as mais diferentes fabricações.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba a maneira mais fácil de trocar filamentos para a sua impressora 3D Ender 3!

A maneira mais fácil de trocar filamentos em sua impressora 3D Ender 3

Existem alguns passos para trocar o filamento na sua impressora 3D Ender 3 e é importante conhecer estes passos para entender como funciona o processo e manter a qualidade na fabricação. A impressora 3D da Creality é considerada como uma das mais versáteis e personalizáveis para manter no seu local de trabalho, além de ser muito acessível. Um dos primeiros tipos de alteração que geralmente é feito na Ender 3 é com o filamento para conseguir fabricar diversos tipos de produtos, com cores e materiais diferentes.

Para simplesmente mudar a cor do filamento ou alterar o material que será utilizado na impressão 3D, existem alguns passos importantes que devem ser tomados na Ender 3. Estes passos garantem que nenhum filamento seja transferido de um processo para o outro!

Passo #1 – Remover o filamento antigo

Impressora 3D Ender 3

A primeira etapa para realizar a alteração correta do filamento na impressora 3D Ender 3 é remover o filamento anterior. Para fazer de forma correta, deve-se aquecer o bocal até a temperatura específica de fusão do filamento que é informado no carretel.

Estes passos são:

  • Ligar a impressora 3D e clicar no botão de controle para abrir o menu;
  • Ir no comando de Control Settings – Temperatura – Nozzle;

Quando a impressora 3D chegar na temperatura desejada, deve-se apertar a alavanca que solta o filamento e o retirar. Este é o momento ideal para realizar o armazenamento correto do filamento, colocando o seu final em um dos furos na borda do carretel.

Passo #2 – Instalando o novo filamento

Quando se retira o filamento do bico da impressora 3D, este fica livre para receber um novo tipo de filamento e é ideal fazer um corte agudo na sua ponta para facilitar a inserção no equipamento. E um ponto importante é entender que o filamento não permanece reto ao sair do carretel, logo é ideal dobrá-lo levemente para endireitar e então empurrá-lo até sentir uma resistência firme, significando que atingiu o bico extrusor.

Passo #3 – Purgando o bico extrusor

Impressora 3D Ender 3

Depois de colocar o novo filamento no bico extrusor, é ideal alimentá-lo através do bocal e realizar a expulsão do filamento antigo também do bocal, afim de garantir que todo o antigo filamento desapareça e que a fabricação só se realize a partir do novo material. Aqui fica uma dica: caso esteja imprimindo com um novo material com a temperatura diferente, mantenha esta temperatura do bico extrusor alta até que a limpeza esteja concluída.

A impressora 3D Ender 3 tem alguns recursos interessantes de software que ajudam na limpeza e troca de filamentos.

  • Primeiro deve-se clicar no botão de controle e abrir o menu de configurações;
  • Depois siga em Mover eixo – 1mm – Bico – 15 a 20.

Isso fará com que o material seja alimentado através do bocal e o material antigo seja purgado. Deve-se realizar esse passo mais de uma vez para garantir que todo o filamento antigo esteja fora do bico extrusor e assim que a nova cor ou o novo material começar a sair do bico extrusor, este processo está finalizado.

Saiba mais!

E estes são os passos necessários para trocar os filamentos da impressora 3D Ender 3 de forma rápida, fácil e segura, sem causar danos ao seu equipamento e nem causar danos aos produtos que serão fabricados. É importante também verificar se as configurações estão corretas para o novo filamento, principalmente configurações em relação a temperatura quando se utiliza de um novo material.

Continue acompanhando as publicações no blog da 3D Fila e saiba mais dicas importantes para ter sucesso na sua impressão 3D!