Conheça 7 editores gratuitos de arquivos STL

Conheça sete editores gratuitos de arquivos STL

Conhecer os editores gratuitos de arquivos STL é um passo importante para o sucesso da fabricação de objetos utilizando a impressão 3D. Isso se dá pelo fato da necessidade de realizar alguma alteração ou mudança num arquivo STL já considerado pronto, o que demanda um bom editor de STL.

Este tipo de edição pode ser feita de duas formas, sendo a primeira utilizando um poderoso software de modelagem computacional CAD, que através das medidas exatas consegue remodelar o sólido com ótima precisão. A segunda forma seria as ferramentas de edição de malha que são projetadas para modelagem e animação de objetos representados a partir de uma superfície 2D.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba um pouco mais sobre os editores gratuitos de arquivos STL que você pode utilizar!

Você também pode escutar este artigo:

Os 7 editores gratuitos de arquivos STL

Seja através da utilização dos softwares CAD para modelagem computacional como o FreeCAD, Sketchup e Blender ou através da utilização de softwares de edição de malha como o MeshMixer e o MeshLab, os editores gratuitos de arquivos STL são importantes no mundo da impressão 3D.

#1 FreeCAD

Este é um dos softwares CAD totalmente abertos e livres para utilização e oferece diversas ferramentas úteis para a construção como a realização de alguns rascunhos rápidos, desenhos e até alguns recursos de design. O seu download é feito diretamente pelo site do projeto FreeCAD bastando selecionar qual a versão correta para o sistema operacional que o usuário deseja.

Peça modelada no FreeCAD
Peça modelada no FreeCAD

O FreeCAD possui algumas limitações no seu uso e a mais importante delas é a interceptação das estruturas que podem atrapalhar a malha quando contém algumas bordas de interceptação na peça.

#2 – Sketchup

O Sketchup já foi conhecido também como Google Sketchup e agora pertence a empresa de arquitetura Trimble Buildings.  É um software de modelagem computacional 3D bastante completo para as mais diversas aplicações além de estar disponível em versões PRO, que é paga, e a MAKE, que é gratuita.

Também permite a instalação de plugins e é de uma forma geral muito fácil de se utilizar, sem aparentar grandes problemas ou desafios aparentes que atrapalhem a modelagem. No universo dos editores gratuitos de arquivos STL, ele pode se destacar pela solidez e facilidade da utilização mas podem faltar alguns recursos inerentes ao trabalho com STL.

#3 – Blender

Este é mais uma ótima opção dentre os editores gratuitos de arquivos STL e é muito utilizado para a criação de modelos de impressão 3D, modelagem de jogos e até videoclipes. O Blender contém diversas ferramentas úteis como os algoritmos para suavizar ou interpretar uma superfície afim de melhorar a sua aparência de uma forma geral. Outro ponto importante é a facilidade de importação e preparação dos arquivos STL para modelagem.

Tela de edição do Blender
O Blender foi atualizado recentemente e agora conta com uma área de trabalho mais amigável.

Um dos pontos importantes ao se trabalhar com o Blender é a sua longa curva de aprendizagem devido ao grande número de recursos disponíveis e a necessidade de um computador mais poderoso para exibir modelos mais complexos. É considerado como um ótimo editor de STL, que oferece muitas ferramentas para esculpir e elaborar detalhes nos modelos.

#4 – MeshMixer

O MeshMixer já faz parte do grupo de softwares editores de malha e que pode ser baixado diretamente no site da AutoDesk, sendo muito fácil de se trabalhar e editar arquivos STL, além de ter uma ferramenta de slicer embutida. Isto significa mais liberdade no trabalho com a impressão 3D, já que o modelo modificado pode ser enviado diretamente para a impressora 3D.

Dentre os editores gratuitos de arquivos STL, o MeshMixer é considerado como uma das melhores ferramentas disponíveis quando se quer realizar alterações como redimensionamento do modelo ou apenas pequenas alterações pontuais.

#5 – MeshLab

Continuando com as opções de editores gratuitos de arquivos STL e que fazem parte dos grupos dos editores de malha, o MeshLab é uma ótima opção e que permite visualizar, mesclar, transformar ou reparar arquivos dos mais variados formatos como o STL, PLY, OFF, OBJ e até o 3DS. Ele pode ser baixado gratuitamente no site da Sourceforge.

O MeshLab é um sistema de software de processamento de malha 3D.

Um dos seus pontos fracos é não permitir a criação de objetos do zero, mas as sua facilidade e capacidade quase completa de edição nos mais diversos formatos utilizados no mundo da impressão 3D fazem do MeshLab uma ótima ferramenta disponível para utilização entre os editores gratuitos de arquivos STL.

#6 – 3D Slash

O 3D Slash é gratuito e fácil de utilizar, permitindo a criação de modelos com um conceito simples de trabalhar com blocos de construção, semelhante ao conceito do Minecraft. Ele pode ser baixado de forma gratuita ou utilizado diretamente no navegador de forma online. Ele pode ser utilizado por todos os públicos e não é necessário ter um conhecimento grande em modelagem computacional para obter bons resultados.

Mesmo não permitindo que os usuários da versão paga salvem os seus arquivos no formato STL, ainda vale a citação pelo potencial da ferramenta e pela facilidade na utilização.

#7 – SculptGL

O SculptGL é mais uma ferramenta de trabalho livre com os modelos 3D e entre os editores gratuitos de arquivos STL possui destaque frente a capacidade de utilização. Ele inclui algumas ferramentas básicas e necessárias para o fluxo de trabalho com o arquivo STL e é acessado diretamente pelo navegador.

tela do software sculptgl
Tela inicial do editor para navegadores.

Como uma ferramenta inicial, o SculptGL atende bem ao que se dispõe a oferecer aos seus usuários que vão ganhando mais conhecimento e partindo para ferramentas mais complexas para trabalhar com os arquivos STL.

Saiba mais!

Conhecer os editores gratuitos de arquivos STL é um passo importante para atingir um melhor nível de qualidade no mundo da impressão 3D, principalmente por trazer uma maior liberdade ao criar ou alterar algum modelo 3D no formato STL. Também é de grande ajuda quando se quer reparar algum modelo para melhorar a qualidade do produto final. Não deixe de conhecer outros formatos de arquivos do mundo da impressão 3d aqui!

Continue acompanhando as nossas publicações sobre temas importantes no mundo da impressão 3D

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0