6 curiosidades sobre a impressão 3D que você precisa saber

A impressão 3D está cada vez mais saindo dos filmes de ficção científica e se tornando presente e real para o consumo do público em geral — com o avanço da tecnologia as impressoras 3D crescem e se desenvolvem em casas e ambientes industriais.

Mesmo se popularizando, a impressão 3D ainda carece de divulgação e curiosidades interessantes existem em volta dessa tecnologia.

Seja no ambiente industrial e ou doméstico, tornou-se uma máquina de alta precisão e está sendo utilizada para produzir diversos tipos de objetos de maneira fácil e rápida, na maioria das vezes exigindo pouca ou nenhuma experiência do usuário.

Quer saber mais curiosidades sobre a impressão 3D? Continue lendo nosso post!

Curiosidades sobre a impressão 3D

Como uma tecnologia nova, diversas pessoas ainda não sabem de todo o seu potencial e existem variadas curiosidades a respeito da impressão 3D. Veja abaixo algumas delas.:

1. A Impressão 3D existe a mais tempo do que você imagina

Mesmo que só tenha se popularizado nos últimos anos, a impressão 3D já existe a mais de 30 anos. Foi inventada por Chuck Hull, um engenheiro físico norte-americano em 1984 e inicialmente utilizava o método de Estereolitografia. Chuck Hull fundou anos depois a primeira empresa produtora de impressoras 3D, a 3D Systems.

2. É um equipamento de custo acessível

Uma impressora 3D já não é mais um equipamento caro, mas exige certos cuidados, principalmente no que diz respeito a sua manutenção e aos materiais utilizados.

O custo de uma máquina desse tipo no Brasil parte de R$2.000,00 e pode facilmente ultrapassar os R$40.000,00, a depender do modelo e do nível de qualidade do objeto fabricado.

3. Um bom objeto impresso 3D depende de um bom modelo 3D digital

Da mesma forma que uma impressora convencional reproduz o que está sendo mostrado digitalmente, uma impressora 3D depende de um projeto ou modelo tridimensional.

Existem softwares que fornecem as ferramentas necessárias para criar um bom modelo 3D ou até sites que fornecem modelos digitais gratuitos prontos para download.

4. Existem diversos materiais e tipos de filamentos para impressão 3D

Há a possibilidade de impressão 3D utilizando vários tipos de materiais diferentes, podendo então alcançar incontáveis aplicações diferentes.

Os tipos de filamentos disponíveis variam entre mais comuns e os mais específicos. Nos mais comuns estão plástico, borracha e resinas. Para os fins mais específicos, estão disponíveis materiais como alumínio, gesso e até chocolate!

5. Existem diversas áreas de atuação para a impressão 3D

Existem inúmeras áreas de atuação para a impressão 3D utilizando os materiais descritos anteriormente. Pesquisas na área de saúde estão utilizando técnicas de impressão 3D para fazer próteses, órgãos e tecidos do corpo humano que serão utilizados para melhora a vida de pacientes — com o benefício da produção personalizada.

Corações já foram criados utilizando a impressão 3D para ajudar a salvar a vida de um bebê de duas semanas e uma menina de 4 anos. Com isso os médicos conseguiram estudar este órgão em busca de alguma má formação.

6. Até um carro já está sendo fabricado com impressoras 3D

Uma empresa chamada Local Motors que está localizada nos Estados Unidos está fabricando um carro através de impressão 3D.

O modelo, o Strati, tem toda a carroceria produzida com esta tecnologia, utilizando como filamento um tipo de plástico reforçado com fibra de carbono.

As outras partes como motor e câmbio são retiradas de outro veículo e o tempo total de montagem levou cerca de 44 horas.

Outro modelo apresentado na International Manufactoring Technology Show é fabricado com a tecnologia e inclusive pode ser derretido para dar lugar a um carro completamente novo.

Fique ligado e saiba mais!

A impressão 3D é uma tecnologia que está em constante desenvolvimento e evolução, contando com diversas novidades na área surgindo a cada dia e mostrando o incrível potencial que se torna disponível a partir deste tipo de técnica.

Quer saber mais sobre esta tecnologia e mais curiosidades e informações importantes? Acompanhe e nos siga nas redes sociais!

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0