Quer saber como melhorar o acabamento da impressão 3D? Criamos um post com dicas simples para garantir projetos cada vez melhores!
Não adianta, simplesmente, saber como utilizar a sua impressora tridimensional. Para conquistar projetos cada vez mais satisfatórios, é importante investir constantemente em técnicas para melhorar o acabamento da impressão 3D e criar peças com alta qualidade.
Mas, mesmo os profissionais mais experientes no ramo, vez ou outra, se deparam com certas dificuldades e não sabem o que fazer para aproveitar ao máximo a potencialidade dessa tecnologia.
Pensando nisso, decidimos compartilhar alguns truques especiais com os nossos leitores. Abaixo, aprenda cinco maneiras de melhorar o acabamento da impressão 3D e se destacar no segmento!
1. Saiba como imprimir peças pequenas
Não é raro encontrar pessoas com dificuldade em imprimir peças pequenas na impressora 3D. Normalmente, isso acontece porque as camadas desses itens não possuem o tempo necessário para resfriar e, logo, tendem a apresentar um acabamento inferior.
Mas, acabar com esse problema é fácil. A primeira sugestão, é diminuir a velocidade de impressão. Contudo, também é possível aumentar o nível de resfriamento da máquina, ou também, optar por imprimir diferentes objetos de forma simultânea.
2. Eleja o fatiador ideal
Quando o assunto é melhorar o acabamento da impressão 3D, não podemos ignorar a importância do fatiador. O motivo? Essa função serve para converter um modelo tridimensional em instruções, para que, então, a máquina consiga realizar a impressão.
No mercado, é possível encontrar diversas versões de fatiador, o que também acaba gerando uma certa dúvida. Afinal, qual é a opção mais vantajosa?
Nesse sentido, indicamos que você experimente gradativamente as alternativas disponíveis, até encontrar aquela que melhor se adapta ao seu perfil e necessidades. Comece alterando as configurações, uma por vez, e analise como essas mudanças interferem no resultado de seus projetos.
3. Ajuste o bico e o nivelamento da mesa
Que tal verificar as questões mais básicas da sua impressora 3D? Um modo básico de garantir um bom acabamento, é analisar o nivelamento da mesa e a distância do bico.
Nesse sentido, invista na técnica de posicionar um cartão de visitas entre esses dois elementos e medir, ao menos, quatro pontos para analisar se a distância é igual em todos eles. Inclusive, essa dica vale para todos os tipos de equipamento, até mesmo, se a sua impressora tridimensional possuir o nivelamento automático.
4. Invista em filamentos de alta qualidade
Um dos grandes segredos para melhorar o acabamento da impressão 3D, é utilizar materiais de boa procedência, tais quais os filamentos.
Como já é sabido, as divergências no diâmetro, contaminações ou demais imperfeições são capazes de comprometer consideravelmente um projeto, fazendo com que todo o seu empenho e dedicação vão por água abaixo.
Desse jeito, sempre pesquise bem sobre o filamento e procure fechar negócio apenas com marcas renomadas e experientes no setor. É um cuidado que vale a pena!
5. Experimente um acabamento com acetona
Para finalizar, invista no truque da acetona como acabamento. O processo é bem simples e pode ser realizado em casa, em projetos feitos a partir do filamento ABS. Tal prática é ótima para eliminar dos objetos as marcações de camada, garantindo também mais brilho e uma superfície extremamente lisa.
Para tanto, será preciso umedecer um papel toalha em acetona pura. Depois, coloque as folhas na parte interna de um recipiente, posicione a sua peça dentro e tampe bem. Feito isto, vá observando o material até que ele alcance o alisamento desejado. Não tem erro!
E então, gostou das nossas dicas sobre como melhorar o acabamento da impressão 3D? Deixe um comentário abaixo e divida a sua opinião com a gente. Fique também à vontade para compartilhar outros truques interessantes!