10 maneiras fáceis de corrigir empenamentos com ABS, PLA e PETG

O empenamento ou warping ocorre quando uma parte do objeto impresso 3D começa a entortar para cima, criando assim um objeto 3D distorcido e com uma aparência desagradável para o usuário, além de perder também as suas propriedades mecânicas. Esse tipo de falhas extrudadas são muito grandes.

Tanto o ABS, o PLA e o PETG podem ser impressos de forma irregular e perder a aderência na mesa de impressão, começando a enrolar e criando assim uma camada inferior com algum tipo de deformação. O warping ou empenamento pode acarretar em tensões não previstas no modelo, o que impacta no aparecimento das deformações.

Quer saber mais sobre as 10 maneiras fáceis de corrigir o aparecimento do warping ou empenamento com o filamento ABS, PLA e PETG? Continue acompanhando a nossa publicação!

Como e por que o warping ou empenamento ocorre?

Como e por que o warping ou empenamento ocorre?
Como e por que o warping ou empenamento ocorre?

O processo de fabricação de uma peça na impressão 3D geralmente ocorre em certas faixas de temperatura, que podem alterar a propriedade dos materiais, principalmente quando se aquece além do ponto de fusão. Com isso, o filamento termoplástico pode ser extrudado em uma placa de impressão.

Durante o processo de preparação do filamento termoplástico, enquanto se tornam líquidos, também se expandem. E após realizar o processo de expansão até o seu resfriamento, o filamento termoplástico encolhe novamente. Todo essa transformação física nos filamentos criam um tipo de movimentação nos plásticos extrudados e as camadas mais frias acabam puxando as camadas mais quentes.

Quando isso ocorre, enquanto as camadas mais quentes estiverem abaixo das camadas mais frias a peça sofre o warping, perdendo a aderência na superfície da mesa de impressão e enrolar. E esse tipo de problema pode acontecer após o processo de impressão 3D já ter começado, podendo inclusive arruinar o trabalho já realizado.

10 maneiras fáceis de corrigir empenamentos com ABS, PLA e PETG

Demonstrar as 10 maneiras fáceis de corrigir os empenamentos ou warping e as distorções na impressão 3D é uma ótima forma de evitar que este tipo de falha ocorra, além de ser uma ótima forma de lembrar e aplicar esse tipo de correção.

1 – Use uma mesa aquecida

Use uma mesa aquecida
Use uma mesa aquecida

Esta dica ajuda manter uma temperatura uniforme em todo o modelo e este tipo de peça também ajuda na adesão do objeto 3D na mesa de impressão 3D. Normalmente o fabricante do filamento informa as temperaturas adequadas para cada tipo de impressão 3D e cada tipo de filamento.

2 – Use uma estrutura de impressão 3D fechada

Use uma estrutura de impressão 3D fechada 
Use uma estrutura de impressão 3D fechada

Esta ação também ajuda a manter a temperatura constante durante todo o processo de fabricação, melhorando o controle da temperatura no objeto 3D.

3 – Controle a temperatura no ambiente

Controle a temperatura no ambiente
Controle a temperatura no ambiente

A temperatura no ambiente em que a impressora 3D se encontra também é um ponto de controle. Manter as janelas e portas fechadas e evitar que qualquer ar frio passe é uma ótima forma de evitar o aparecimento do warping.

4 – Ajustar o resfriamento

Controlar a temperatura dos ventiladores de resfriamento é um ponto importante e que requer atenção. Esfriar o filamento pode ajudar ao termoplástico retornar ao estado sólido em menos tempo e com a rapidez suficiente para uma geometria ideal – e desligar ou abaixar a velocidade dos ventiladores ajuda a uniformizar as temperaturas o suficiente para manter o modelo uniforme na placa de impressão 3D.

5 – Reduza a velocidade de impressão 3D

Ajustar o resfriamento
Ajustar o resfriamento

As velocidades de impressão 3D mais lentas podem ajudar a resolver alguns dos problemas durante o processo de fabricação, como as distorções ou ondulações – e deve-se lembrar de controlar a temperatura do bico extrusor.

6 – Use algum tipo de spray

3DLacUsar um spray de cabelo ou um spray especial para impressão 3d como o 3DLac é importante para manter uma boa aderência na mesa de impressão para a maioria dos filamentos. É importante testar o spray para conhecer o nível de aderência e evitar qualquer dano na peça ao retirá-la da mesa de impressão.

7 – Utilize um bastão de cola PVA ou PVB

Utilize um bastão de cola PVA ou PVB
Utilize um bastão de cola PVA ou PVB

Um produto especialmente projetado para resolver este tipo de problema também pode ser utilizado, principalmente quando se realiza a fabricação com o PLA. Com a cola PVA basta aplicar uma fina camada na mesa de impressão e manter o cuidado para não dificultar a remoção da peça impressa 3D ao final do processo.

8 – Crie uma aba ou uma espécie de saia no software fatiador

Crie uma aba ou uma espécie de saia no software fatiador
Crie uma aba ou uma espécie de saia no software fatiador

Aplicar um tipo de aba ou algumas camadas extras com contornos impressos na peça pode aumentar a área de impressão 3D e melhorar a aderência a superfície da mesa de impressão.

9 – Adicione uma aba com elevação

Adicione uma aba com elevação
Adicione uma aba com elevação

Esse tipo de aba com elevação se parece com uma jangada ao final do modelo e cria uma melhor aderência a mesa de impressão 3D, além de facilitar a remoção da peça ao final da impressão 3D pelo seu formato curvado.

10 – Adicione pequenos discos

Adicione pequenos discos
Adicione pequenos discos

Adicionar as chamadas orelhas de rato que são pequenos discos com algumas camadas de altura na sua peça 3D pode melhorar a aderência nos cantos da mesa de impressão. Ao final do processo, este tipo de parte adicional pode melhorar a etapa de remoção da peça e também pode ser facilmente removida da peça.

Saiba mais!

Saber como resolver os problemas comuns da impressão 3D como o warping ou empenamento pode ser um fator crucial para obter o sucesso esperado ao começar a produção de um objeto 3D. Saber as 10 maneiras fáceis de corrigir empenamento ao se utilizar os filamentos de ABS, PLA e PETG é importante para manter a qualidade da impressão 3D.

Quer saber mais sobre estas e outras dicas de como solucionar as possíveis falhas durante a impressão 3D? Continue acompanhando as publicações no blog da 3D Fila!

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0